Como usar a gamificação para engajar estudantes
21 | jul | 2021Um dos maiores desafios que educadoras e educadores têm enfrentado durante o ensino remoto é o de engajar e motivar os estudantes durante suas aulas. Os docentes precisam escolher ferramentas adequadas e, além disso, traçar estratégias que possibilitem maior participação e interação entre os alunos. E é neste momento que nos deparamos com diferentes Recursos Educacionais Digitais. Falamos sobre eles no artigo “O que são REDs e por que usá-los?” (clique aqui para ler).
Mas, ao usar um RED, é fundamental que sua aplicação esteja alinhada a uma intencionalidade pedagógica. Se o objetivo é gerar engajamento, por exemplo, uma estratégia que tem se popularizado é a gamificação.
Segundo o pesquisador norte-ameritcano Karl Kapp, gamificação “é o uso das mecânicas baseadas em jogos, da sua estética e da lógica para engajar as pessoas, motivar ações, promover a aprendizagem e resolver problemas.”
Vale ressaltar que gamificação, portanto, não é a mesma coisa que utilizar jogos na educação – gamificação se inspira nos elementos de jogos para aplicá-los em contextos diferentes dos jogos. Para facilitar essa comparação, confira a definição de jogo e observe os termos em destaque:
“O jogo é uma atividade que tem um objetivo; um ou mais desafios; regras que definem como o objetivo deve ser alcançado; interatividade, seja com outros jogadores, seja com o ambiente do jogo; e mecanismos de feedback que oferecem pistas claras sobre quão bem (ou mal) o jogador está se saindo. O jogo produz resultados mensuráveis (perder, ganhar, atingir o alvo etc) que, em geral, promovem uma reação emocional no jogador. (Adaptado de BOLLER e KAPP, 2018)
As palavras destacadas inspiram os elementos mais conhecidos da gamificação, como as missões e desafios, os sistemas de pontos, os níveis de dificuldade, os distintivos e a criação de avatares. Junto com a construção de uma narrativa de aventura, essas mecânicas compõem estratégias lúdicas para incentivar a cooperação entre os estudantes, a competição saudável, aguçar a curiosidade pela exploração, criar narrativas e personagens envolventes.
Qual ferramenta utilizar em aulas gamificadas?
Um RED que possibilita interação entre os estudantes é o Google Slides (ou Google Apresentações). Ele oferece uma grande seleção de recursos multimídias gratuitos que possibilitam a criação de apresentações interativas, incentivando a participação ativa dos estudantes e potencializando a aprendizagem.
O ponto forte da ferramenta é o compartilhamento on-line e simultâneo de conteúdos. Com ela, não só o professor, mas também os estudantes podem criar e compartilhar entre si suas próprias apresentações, usar slides para revisar e sistematizar o aprendizado do grupo, interagir com jogos e elaborar histórias animadas, por exemplo.
Outro recurso que também é útil para tornar o conteúdo das aulas mais inovador é a SlidesGo, um amplo catálogo de temas e modelos de apresentação gratuitos. Ele possibilita criar apresentações mais bonitas, com design moderno, fazendo com que esse processo seja mais rápido e prático. Basta baixar o modelo para editar diretamente no Google Slides.
Ambas ferramentas irão ajudar no planejamento de uma aula gamificada, já que podemos usar o recurso de apresentações para ir além da exposição, fazendo um uso dinâmico delas. Veja algumas ideias de como os slides podem apoiar a gamificação:
- Narrativas com personagens que precisem da ajuda da turma
- Resolução de mistérios que promovam a interação com o cenário
- Representação de papéis para que se possa refletir sobre outras perspectivas
- Salas de enigmas cuja resolução exija pesquisa e colaboração
Confira o infográfico abaixo para saber como tornar suas aulas mais envolventes e divertidas:
——
A Sincroniza acredita que, em um mundo cada vez mais digital e conectado, conhecer novas estratégias e ferramentas tecnológicas é essencial para acompanhar as constantes transformações da educação. Por isso, estamos compartilhando conteúdos para ampliar seu repertório sobre REDs. Acompanhe nossas redes sociais para saber mais!
Se interessou em conhecer estratégias e ferramentas tecnológicas? Mande um e-mail para [email protected] para conhecer nossas formações em REDs!