Desperte a criatividade com tecnologias educacionais
18 | nov | 2022A criatividade tem atraído cada vez mais os holofotes da aprendizagem e, com louvor. Ela merece esse destaque na formação do estudante, como a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) descreve no tópico 2 das competências gerais da Educação Básica: “Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas”.
Na educação, se considerarmos que quando damos origem a algo novo estamos criando, seja algo concreto, seja algo abstrato ou imaginário, abre-se um mar de possibilidades a serem navegadas por meio de reflexão, de práticas e estímulos aos esforços intelectuais. Assim, vai-se ao encontro de soluções e perspectivas inovadoras, construindo uma nova forma de criar conhecimento com base em suas próprias experiências e nas experiências e conhecimentos já produzidos pela humanidade.
Historicamente, a educação convencional vem mantendo o estudante em um lugar passivo diante do seu processo de aprendizagem. Com o entendimento da importância do aprender com experiências práticas e a crescente perspectiva do uso de Metodologias Ativas para uma aprendizagem mais significativa e exitosa, outro lugar na sala de aula foi atribuído a esse estudante, que passou a ser protagonista e autônomo em seus processos de descobertas, com o despertar do senso crítico e a criatividade intimamente ligada a essa nova forma de aprender.
A importância das competências, especialmente da criatividade, no desenvolvimento das gerações
Segundo a BNCC, as competências compreendem o conhecimento, as habilidades, as atitudes e os valores adquiridos para resolver as demandas complexas da vida cotidiana, o exercício pleno da cidadania e as aptidões necessárias para o trabalho.
Todas as competências são importantes para o desenvolvimento do indivíduo. Elas trazem habilidades necessárias para atender às demandas da sociedade do século XXI, formando um cidadão socialmente responsável, apto a tomar decisões bem-sucedidas e capacitado para usufruir e criar oportunidades.
Ainda de acordo com a BNCC, temos as competências específicas, que se relacionam às diferentes áreas de conhecimento e seus componentes, e as competências gerais, que são transversais e, portanto, precisam ser desenvolvidas em todas as áreas e componentes curriculares.
Entre as competências gerais previstas na BNCC, destacamos neste artigo a importância da criatividade, que compõe a competência denominada Pensamento Científico, Crítico e Criativo, pois entendemos que a criatividade e as tecnologias educacionais são grandes aliadas na potencialização da aprendizagem dos estudantes!
Nessa direção, o Fórum Econômico Mundial de 2020, em seu relatório “O Futuro do Trabalho”, aponta a necessidade de desenvolvimento de novas habilidades em razão das mudanças sociais quanto ao uso de tecnologias e recursos tecnológicos. Essas mudanças impactam empresas e indústrias, que criarão cada vez mais novas profissões e postos de trabalho ligados a essas transformações.
Veja quais são as 10 competências exigidas para o século XXI, segundo o relatório:
-
- 1. Pensamento inovador e analítico
- 2. Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado
- 3. Criatividade, originalidade e iniciativa
- 4. Tecnologia, design e programação
- 5. Pensamento crítico e analítico
- 6. Resolução de problemas complexos
- 7. Liderança e influência social
- 8. Inteligência emocional
- 9. Racionalidade, resolução de problemas e ideação
- 10. Análise e avaliação de sistemas
Essas são as características esperadas para a sociedade do século XXI. Elas precisam de atenção dos profissionais da educação para que sejam desenvolvidas em todas as escolas, de modo que propostas de ensino e aprendizagem sejam ressignificadas, sobretudo as mais convencionais.
A criatividade, por exemplo, é, com frequência, bem desenvolvida na primeira infância, por meio de brincadeiras de blocos de montar, massinha, pintura livre, entre tantas outras. Porém, ao longo dos anos escolares, em uma perspectiva convencional, isso pode se converter em atividades mais dirigidas, em que as possibilidades de criação diminuem, acarretando alguns bloqueios criativos.
Para lidar com as demandas do século XXI, portanto, é importante que o foco da escola seja o desenvolvimento dessa competência e a formação de uma sociedade que saiba lidar com os desafios que são propostos, despertando e estimulando a criatividade na criança e no jovem em todas as fases, para que essa característica seja desenvolvida e incorporada em suas ações.
Tecnologias educacionais trazem os melhores resultados no estímulo da criatividade
Os meios digitais têm a possibilidade de potencializar o protagonismo do estudante. Com atividades interativas, colaborativas e desafiantes, não só a criatividade, mas diversas outras habilidades importantes ganham espaço em experiências digitais que são muito mais estimulantes por estarem conectadas com a realidade do estudante, que passa a vida entre o modo on-line e o off-line. Como a criatividade é um processo de encontro de novas soluções e formas de aprender autorais, as tecnologias educacionais têm muito a contribuir para a aprendizagem criativa.
A Apple, em seu compromisso com a inovação e a educação, disponibiliza o programa “Criatividade para todos”, ou, em inglês, “Everyone Can Create”. Neste programa, são oferecidas aos educadores e estudantes ferramentas para uma aprendizagem criativa, por meio de desenho, música, foto e vídeo, o que estimula a descoberta de soluções, criações próprias e novas formas de processar o saber com o uso de tecnologias educacionais.
O iPad também participa desse conjunto de ações ao promover o protagonismo do estudante, o pensamento crítico e criativo e a colaboração com uso significativo, reflexivo e ético da tecnologia, trazendo para o ambiente escolar a necessária cultura digital. Aplicativos nativos como o Pages, o Keynote, o Numbers, o GarageBand, o iMovie, o Swift Playgrounds e os de realidade aumentada também estimulam a curiosidade e potencializam a compreensão dos assuntos, entre diversos outros benefícios para o aprendizado.
A Sincroniza Educação e seu compromisso com a formação docente
Considerando que a criatividade é uma habilidade essencial no século XXI, que as tecnologias já fazem parte da vida do estudante nativo digital e que uma das funções da escola é lidar com essas questões para garantir uma aprendizagem significativa, precisamos refletir sobre como apoiar os professores nessa proposta de ensino e aprendizagem promovendo formação continuada e desenvolvimento profissional pautado em competências digitais, para que os educadores estejam preparados, conscientes e sejam inspiradores.
A Sincroniza Educação é uma Learning Partner que oferece o apoio pedagógico da Apple Educação no Brasil e tem por objetivo difundir a inovação na área docente, contribuindo para a construção de estratégias pedagógicas adequadas às demandas da sociedade atual.
A Sincroniza tem como uma de suas incumbências alinhar os programas da Apple Educação com a BNCC, indicando as atividades e as habilidades que essas atividades desenvolvem. Além disso, elabora materiais formativos e realiza eventos para fomentar os programas da Apple Educação em todo o Brasil.
A Sincroniza realiza ainda ações como o levantamento de cases em escolas brasileiras e a organização de chats via Twitter com professores e gestores sobre temáticas atuais relacionadas à educação, para promover a reflexão, a ampliação e o aprimoramento das práticas educativas e de todo o processo de ensino e aprendizagem.
Se você é um gestor ou docente interessado em ter uma instituição preparada para atuar no século XXI, com o apoio de uma comunidade escolar que deseja inovação, conheça a “Série sobre Liderança”, composta de 3 e-books elaborados pela Sincroniza para ajudar lideranças em suas decisões pedagógicas e estratégicas em tecnologias educacionais.
Faça o download gratuito e conheça a Sincroniza Educação e seu compromisso com a inovação contínua!
Referências:
APPLE. Desperte a criatividade em cada aluno. [s.d.]. Disponível em: <https://www.apple.com/br/education/k12/>. Acesso 06 out. 2022.
BRASIL. Governo Federal. BNCC. Ministério da Educação. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase>. Acesso em: 17 out. 2022.
PORVIR. Maria Victória Oliveira. Com propostas abertas, tecnologia incentiva criatividade e protagonismo estudantil. 2022. Disponível em: <https://porvir.org/tecnologia-criatividade-protagonismo-estudante/>. Acesso em: 06 out. 2022.
SCHUSTER, P. R.; ARAUJO, W. R. Tecnologias digitais para uma aprendizagem criativa: os primeiros passos do Projeto Criativa. TEAR Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Universidade de Santa Cruz do Sul, Canoas, v.11, n.1, 2022.
SINCRONIZA EDUCAÇÃO. Criatividade para todos. Guia do professor para alunos a partir de 9 anos. [s.d.]. Disponível em: <https://app.box.com/s/pk7jp3d12so3dblo45108rs4z2joo6v0>. Acesso em: 06 out. 2022.
SINCRONIZA EDUCAÇÃO. Criatividade para todos. Guia do professor para alunos nas séries iniciais. [s.d.]. Disponível em: <https://app.box.com/s/1luo9qyoesfy89x0iwtayezmc7wrv1al>. Acesso em: 06 out. 2022.