fbpx
Ir para conteúdo principal
barra barra barra Fale conosco pelo Whatsapp
barra barra barra Sincroniza Educação
  • Home
  • Atuação
  • sobre
  • produtos
  • equipe
  • Learning Partner
  • Impacto
  • Diferenciação Pedagógica
  • Biblioteca
Contato
Fale conosco pelo Whatsapp
Acompanhe-nos
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Linkedin
Sincroniza Educação Sincroniza Educação
  • Home
  • Atuação
  • Learning Partner
  • Impacto
  • Diferenciação Pedagógica
  • Biblioteca
  • Alto Contraste Alto
    contraste
Biblioteca
  • Categorias
  • Todos
  • Artigos
  • Podcast
  • Cursos
  • Oportunidades
Artigos

O que são REDs e por que usá-los para a aprendizagem?

23 | set | 2024
compartilhar:
  • facebook
  • linkedin
  • twitter
Imagem O que são REDs e por que usá-los para a aprendizagem?

Os avanços tecnológicos, o crescimento do acesso aos dispositivos móveis e a evolução das ferramentas de aprendizagem impactaram diretamente as necessidades das professoras e dos professores na sala de aula. Os recursos educacionais digitais (REDs) têm o objetivo de apoiar, enriquecer e potencializar as atividades dos docentes, dos estudantes e da equipe gestora por meio de ferramentas digitais que podem ser aplicadas no cenário educacional.

Esses recursos podem ser utilizados em diferentes etapas da aula e em distintos níveis de formação, para auxiliar na criação de conteúdo e na elaboração de novas propostas de atividade. A possibilidade de os professores conhecerem esses recursos é importante para que eles consigam oferecer materiais, ferramentas e plataformas em múltiplos formatos, o que proporciona a equidade da educação (CIEB, 2019).


Quais são os recursos que posso aplicar na minha estratégia de ensino?


Parte dos REDs já é conhecida dos docentes, mas, devido à grande variedade de sites, plataformas e aplicativos, os profissionais da educação podem não ter acesso a ferramentas que se encaixem melhor na sua rotina. Vamos conhecer algumas delas:

  • Ferramentas do Google, como Google Apresentações e Google Documentos:  recursos gratuitos, podem ser utilizadas para a construção de textos e apresentações, e ainda  contar com a colaboração dos estudantes.
  • Ferramentas para interação, como Mentimeter e Padlet: se todos os seus alunos tiverem acesso a um dispositivo durante a aula, essas ferramentas vão apoiar na criação de enquetes e murais digitais, na viabilização de discussões virtuais e na organização de trabalhos em grupo.
  • Ferramentas para criação de materiais, como Canva, Genial.ly e Flippity: com esses recursos, você pode criar jogos, dinâmicas relacionadas a arte, editar vídeos e elaborar materiais para complementar o conteúdo trabalhado na sala de aula.
  • Ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, como a Khan Academy: plataforma que oferece a professores e estudantes conteúdos que reforçam os aprendizados dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

 

Planejamento e intencionalidade pedagógica são aliados dos REDs

 

Para escolher a ferramenta correta e que faça sentido na rotina estabelecida com os alunos, é preciso que o docente trabalhe com intencionalidade pedagógica. O melhor recurso educacional digital é aquele que se adapta ao seu contexto e às necessidades dos estudantes. Defina os seus objetivos: quer recursos que ajudam na avaliação? Precisa engajar os estudantes e promover a criatividade? Está buscando uma maior interação com o conteúdo? Necessita de mais tempo na preparação da aula? Para todas essas necessidades, existem diversas ferramentas para auxiliar você com o seu objetivo.

A intencionalidade pedagógica no uso de tecnologias digitais é importante para que os recursos sejam utilizados não como elementos de lazer ou para cumprir alguma exigência institucional, mas para potencializar o ensino e a aprendizagem, diversificar estratégias pedagógicas e atender às necessidades e aos ritmos de aprendizagem de cada estudante.

Uma etapa importante para facilitar o uso de REDs é o planejamento. Ao envolver o uso de recursos digitais, você deve se perguntar:

  • Quais os dispositivos disponíveis na minha escola? 
  • É preciso reservar com antecedência? 
  • Necessito de acesso à internet para executar essa atividade?
  • Os aplicativos já estão instalados?
  • Quais são as necessidades de aprendizagem dos estudantes?
  • De que forma a tecnologia auxilia e potencializa esse processo?
  • Ao final da experiência, o que eu desejo que o estudante consiga fazer?

Gráfico de intersecção que fala sobre a correlação entre os tópicos: a quem se deve ensinar; a quem se ensina e em condições de aprendizagem. O gráfico é utilizado para ilustrar o artigo "O que são REDs e por que usá-los para aprendizagem?"

Fonte: elaborado por Sincroniza Educação

 

A Jornada de Recursos Educacionais Digitais, publicada pelo Centro para Inovação da Educação Brasileira (CIEB) em parceria com a Iniciativa BNDES Educação Conectada, retrata uma trajetória que redes de ensino podem adotar para selecionar, adquirir e disponibilizar recursos educacionais digitais para os profissionais da educação.

—

Se você se interessou em conhecer mais sobre a nossa expertise em Implementação de Tecnologia, mande um e-mail para [email protected].

Referências:

CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA.  Jornada de recursos educacionais digitais. . BNDES Educação Conectada. 2022. Disponível em: https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2022/02/Jornada-RED.pdf. Acesso em: 06 set. 2024.

CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA.  Notas Técnicas #8: Competências de professores e multiplicadores para uso de TICs na educação. 2019. Disponível em: https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2020/08/NotaTecnica8.pdf. Acesso em: 06 set. 2024.

 

Preencha o formulário e fale com nossos especialistas

×
× Mapa do site

Home

  • Atuação
  • Cases
  • Learning Partner
  • Biblioteca
  • Fale Conosco
  • Política de privacidade
  • Termos e condições de uso
Sincroniza Educação Sincroniza Educação
  • Atuação
  • Cases
  • Learning Partner
  • Biblioteca
  • Mapa do site

Vem com a gente!

Estamos à disposição para
atender suas demandas.

Acompanhe-nos

  • Facebook
  • instagram
  • twitter
  • linkedin

[email protected]

Rua Diana, 592, conjunto 72 - Perdizes, São Paulo/SP
(11) 2579-6355
(11) 97650-6323 (Whatsapp)

2021 Sincroniza .Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento FIB | Fábrica de Ideias Brasileiras
Voltar ao topo Voltar
ao topo

Meus dados pessoais

Quer falar conosco a respeito dos seus dados pessoais?
Acesse o nosso canal para sanar suas dúvidas e/ou fazer uma solicitação.

Canal de atendimento ao titular
Política de privacidade Termos e condições de uso