fbpx
Ir para conteúdo principal
barra barra barra Fale conosco pelo Whatsapp
barra barra barra Sincroniza Educação
  • Home
  • Atuação
  • sobre
  • produtos
  • equipe
  • Impacto
  • Diferenciação Pedagógica
  • Biblioteca
Contato
Fale conosco pelo Whatsapp
Acompanhe-nos
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Linkedin
Sincroniza Educação Sincroniza Educação
  • Home
  • Atuação
  • Impacto
  • Diferenciação Pedagógica
  • Biblioteca
  • Alto Contraste Alto
    contraste
Biblioteca
  • Categorias
  • Todos
  • Artigos
  • Podcast
  • Cursos
  • Oportunidades
Artigos

Como o uso de tecnologias digitais pode promover inclusão no ambiente escolar

10 | fev | 2023
compartilhar:
  • facebook
  • linkedin
  • twitter
Imagem Como o uso de tecnologias digitais pode promover inclusão no ambiente escolar

Apesar de a inclusão social e a cidadania serem direitos garantidos na Constituição Federal desde 1988, as mudanças culturais em uma perspectiva inclusiva ainda estão ocorrendo lentamente na sociedade e dentro das escolas.

Nas últimas décadas, o assunto vem ganhando cada vez mais fôlego com debates sociais, impulsionando políticas públicas e o desenvolvimento de tecnologias digitais aplicadas à educação.

Podemos chamar de inclusão a garantia de acesso, permanência e aprendizado de todos e todas nas escolas. Ou seja, uma escola inclusiva é aquela em que todas as pessoas se sentem parte do espaço, se sentem confortáveis ao frequentar o ambiente, independentemente de cor, gênero, biotipo ou necessidades específicas, entre outros pontos, e onde todas as pessoas têm condições para aprender.

Para uma escola ser inclusiva, portanto, há a necessidade de garantir espaço físico, estrutura, metodologias e estratégias pedagógicas adequadas, currículo bem estruturado, recursos, organização, apoios escolares, além de outros elementos.

Diante dessa amplitude, neste artigo falaremos sobre o modo como recursos tecnológicos podem promover e potencializar a inclusão das pessoas com deficiência (PcD), transtorno de desenvolvimento ou altas habilidades.

Marta Gil, socióloga e especialista em inclusão, em entrevista ao portal Porvir, ressaltou que, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 17,3 milhões de pessoas (com 2 anos ou mais de idade) com algum tipo de deficiência, o que corresponde a 8,4% da população. Já a Organização das Nações Unidas (ONU) registra 1 bilhão de habitantes no mundo com algum tipo de deficiência física ou intelectual.

A partir desse panorama e do desafio para a garantia de uma formação adequada a toda a população, a inclusão de pessoas com deficiência, transtorno de desenvolvimento e altas habilidades nas escolas pode e deve ser promovida em diversos aspectos. Vejamos:

  • Estrutural, assegurando acessibilidade por meio de adaptações no espaço escolar, em salas de aula, banheiros, vias de circulação, artefatos e produtos, incluindo rampas, corrimões, pisos táteis, portas com vão livre, sinalização visual, sonora e tátil, elevador e tudo o que for necessário para garantir acesso a todos os estudantes em todos os espaços da escola, e sua locomoção segura e confortável.
  • Cultural, respeitando e valorizando a diversidade, promovendo envolvimento, cooperação e relações respeitosas e inclusivas entre as pessoas.
  • Comunicacional, fazendo uso de múltiplas linguagens, modalidades e recursos para atender a todos. Por exemplo, materiais disponíveis em braille, com audiodescrição, fonte ampliada e outros cuidados tipográficos, para pessoas com deficiência visual, cegueira ou com baixa visão; em Libras (Língua Brasileira de Sinais), para pessoas com deficiência auditiva ou surdez, entre outros.
  • Pedagógica, buscando eliminar as barreiras e ampliar opções metodológicas de aprendizagem, tornando o currículo acessível a todos os estudantes por meio da utilização de diversos meios de apresentação do conteúdo, execução e expressão, engajamento e motivação para a realização diversificada de atividades e avaliações. Para saber mais sobre isso, pesquise sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).

 

Mais do que oferecer vagas, as escolas de educação básica devem proporcionar condições que favoreçam a garantia à aprendizagem de todas as pessoas, promovendo a efetiva inclusão para muito além da integração.

Nesse sentido, o uso de recursos tecnológicos pode potencializar os aspectos pontuados acima, impactando positivamente a aprendizagem desses estudantes. Uma das maneiras é fornecer ferramentas e equipamentos para a aplicação das Tecnologias Assistivas no dia a dia, formações e treinamentos específicos para que educadoras e educadores possam aplicar essas tecnologias adequadamente.

Veremos a seguir como os recursos tecnológicos podem contribuir com a inclusão das pessoas com deficiência (PcD), transtorno de desenvolvimento ou altas habilidades nas escolas:

Tecnologias educacionais voltadas para a acessibilidade

A tecnologia pode apoiar a inclusão em diversos aspectos, do uso de materiais, técnicas e estratégias pedagógicas, ferramentas e apps para facilitar o acesso a conteúdos à criação de objetos digitais de aprendizagem, que, inclusive, permitem variações personalizadas com maior agilidade. A chamada Tecnologia Assistiva (TA) promove inclusão ampliando possibilidades de comunicação, mobilidade, controle de ambiente, habilidades de aprendizado e trabalho, participação, autonomia, independência e qualidade de vida.

As impressoras 3D, por exemplo, podem produzir mapas e figuras geométricas tridimensionais, o que facilita a compreensão de conteúdos. Algumas também podem imprimir em braille.

A Apple tem entre seus valores o compromisso com a acessibilidade e a inclusão, e não é diferente no campo educacional. Recursos nativos do iPad, por exemplo, permitem que pessoas com diferentes deficiências tenham acesso aos conteúdos de forma personalizada e adequada às suas necessidades, o que possibilita a elas aprender e criar o que quiserem, de um jeito que funcione melhor para elas.

Com os recursos oferecidos pela Apple, ler, ouvir, interagir e compreender fica muito mais fácil. Veja alguns exemplos:

Visão

O recurso Lupa funciona como uma lente de aumento digital. Basta apontar o dispositivo Apple para qualquer coisa que o estudante deseja ampliar, como um gráfico impresso. Já o Zoom amplia uma área da própria tela, podendo inclusive mostrar essa área em uma janela separada para que o restante permaneça no tamanho original.

Por meio de Ajustes de Tela, as exibições podem ser configuradas de acordo com a preferência do usuário. Há, por exemplo, textos em negrito ou maiores, inversão de cores, aumento de contraste e até aplicação de filtros que facilitam a leitura, entre outras possibilidades de ajustes tipográficos.

Audição

Por meio de alertas sensoriais, vibratórios ou visuais, o usuário recebe notificações como chamadas no FaceTime ou de telefone, além da chegada de mensagens ou e-mails.

Enquanto isso, o Reconhecimento de Som usa a inteligência do aparelho para avisar, também sensorialmente, a detecção, ao redor, de quinze tipos de sons, como um alarme de fumaça, um sinal de intervalo ou batidas na porta.

Mobilidade

É possível configurar um toque duplo ou triplo na parte de trás do iPhone para ativar diversos recursos com maior facilidade, como, por exemplo, realizar uma captura de tela. O Tocar Atrás pode ser usado para acionar diversos recursos de acessibilidade e atalhos para apps específicos.

Com o apoio da Siri, muitos comandos podem ser solicitados sem o uso da escrita. Basta ajustar as configurações entre suas várias opções de recursos.

Recursos cognitivos

Os recursos Falar Conteúdo da Tela, Falar Seleção e Falar Digitação são excelentes para pessoas com deficiência visual e/ou intelectual e para quem aprende melhor escutando o que está lendo ou escrevendo, porque esses recursos dão voz aos textos.

Já o Sons de Fundo ajuda a quem precisa de apoio para se concentrar, minimizando os impactos de sons que podem causar distrações ou desconforto. Existe também a possibilidade de executar sons relaxantes ou até silêncio absoluto em segundo plano para ajudar nas tarefas.

Desejamos que todas as pessoas tenham acesso a um ensino de qualidade, que valorize as diferenças e particularidades de cada uma, incluindo, também, as diversidades sociais, étnicas, raciais, culturais, físicas, intelectuais, sensoriais e de gênero. Assim, atuamos em parceria colaborativa, cientes de que uma das metas para assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade a todos no Brasil, conforme a Agenda 2030 (ONU), é eliminar as desigualdades de gênero e raça na educação. Some-se a isso garantir aos grupos em situação de vulnerabilidade equidade de acesso, permanência e êxito em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, sobretudo a pessoas com deficiência, populações do campo, populações itinerantes, comunidades indígenas e tradicionais, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e população em situação de rua ou em privação de liberdade.

 

Entendendo que a inclusão, além de ser um direito, traz benefícios para a sociedade como um todo, a Sincroniza lançou os e-books Recursos Educacionais Digitais e Acessibilidade: Guia para Planejar uma Aula Inclusiva, que foram elaborados para ajudar docentes no planejamento de aulas inclusivas com o uso de tecnologias digitais.

Conte com o apoio da Sincroniza Educação em todos os seus processos de inovação, implementação tecnológica e formação pedagógica.

Vem com a gente!

 

Referências:

APPLE. Acessibilidade. Disponível em: <https://www.apple.com/br/accessibility/>. Acesso em: 13 out. 2022.

BRASIL. Governo Federal. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 1988. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 30 nov. 2022.

EDUCADOR DO FUTURO. Acessibilidade na escola: entenda a importância e o papel da tecnologia. 2021. Disponível em:
<https://educadordofuturo.com.br/educacao/acessibilidade-escola/>. Acesso em: 13 out. 2022.

GIL, M. É preciso entender a inclusão como um direito humano. Entrevista concedida a Ruam Oliveira. Porvir, 2022. Disponível em: <https://porvir.org/e-preciso-entender-a-inclusao-como-um-direito-humano/>. Acesso em: 13 out. 2022.

IBGE. Pesquisa nacional de saúde 2019: ciclos de vida. Governo Federal. Ministérios da Saúde e da Economia. 2021. Disponível em: <https://www.pns.icict.fiocruz.br/wp-content/uploads/2021/12/liv101846.pdf> Acesso em: 18 jan. 2023.

INEP. Glossário da Educação Especial. Censo Escolar 2019. Ministério da Educação. Brasília, 2019. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/educacao_basica/educacenso/situacao_aluno/documentos/2019/glossario_da_educacao_especial_censo_escolar_2019.pdf > . Acesso em: 18 jan. 2023.

ONU. ONU News. 1 bilhão de pessoas com deficiência entre as mais impactadas pela pandemia. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2021/12/1772482>. Acesso em: 30 nov. 2022.

ONU. Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em:
<https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2023.

RIBEIRO, G. R. P. S.; AMATO, C. A. H. Análise da utilização do desenho universal para aprendizagem. In: Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. v. 18, n. 2. São Paulo, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-03072018000200008. Acesso em: 28 nov. 2022.

Preencha o formulário e fale com nossos especialistas

×
× Mapa do site

Home

  • Atuação
  • Cases
  • Biblioteca
  • Fale Conosco
  • Política de privacidade
  • Termos e condições de uso
Sincroniza Educação Sincroniza Educação
  • Atuação
  • Cases
  • Biblioteca
  • Mapa do site

Vem com a gente!

Estamos à disposição para
atender suas demandas.

Acompanhe-nos

  • Facebook
  • instagram
  • twitter
  • linkedin

[email protected]

Rua Diana, 592, conjunto 72 - Perdizes, São Paulo/SP
(11) 2579-6355
(11) 97650-6323 (Whatsapp)

2021 Sincroniza .Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento FIB | Fábrica de Ideias Brasileiras
Voltar ao topo Voltar
ao topo

Meus dados pessoais

Quer falar conosco a respeito dos seus dados pessoais?
Acesse o nosso canal para sanar suas dúvidas e/ou fazer uma solicitação.

Canal de atendimento ao titular
Política de privacidade Termos e condições de uso