fbpx
Ir para conteúdo principal
barra barra barra Fale conosco pelo Whatsapp
barra barra barra Sincroniza Educação
  • Home
  • Atuação
  • sobre
  • produtos
  • equipe
  • Learning Partner
  • Impacto
  • Diferenciação Pedagógica
  • Biblioteca
Contato
Fale conosco pelo Whatsapp
Acompanhe-nos
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Linkedin
Sincroniza Educação Sincroniza Educação
  • Home
  • Atuação
  • Learning Partner
  • Impacto
  • Diferenciação Pedagógica
  • Biblioteca
  • Alto Contraste Alto
    contraste
Biblioteca
  • Categorias
  • Todos
  • Artigos
  • Podcast
  • Cursos
  • Oportunidades
Artigos

Trocando Ideias: Aprendizagem Baseada em Projetos

23 | abr | 2019
compartilhar:
  • facebook
  • linkedin
  • twitter
Imagem Trocando Ideias: Aprendizagem Baseada em Projetos

Dando continuidade à nossa abordagem às Metodologias Ativas, hoje é dia de falar um pouco sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)!

Em resumo, podemos dizer que a ABP consiste na utilização de projetos autênticos e realistas, a partir de um problema ou questão motivante e desafiadora. Essa proposta enfatiza o trabalho cooperativo, proporciona um aprofundamento dos conteúdos e oportunidades de participação ativa e poder de escolha aos alunos, além de permitir que desenvolvam habilidades e competências (como pesquisa, curadoria, comunicação e autonomia).
O professor atua como facilitador da aprendizagem e os alunos, como resultado final, produzem e compartilham conhecimento com a sociedade. (BENDER, 2014).

Geralmente os professores utilizam algum tipo de “âncora” para introduzir o projeto e despertar o interesse dos alunos. As âncoras podem ser vídeos, matérias de jornais ou revistas ou mesmo um fato relevante ou evento que esteja em destaque naquele momento. (BENDER, 2014).

A partir daí, formula-se uma questão motriz que será o foco principal da experiência de ABP. A participação dos alunos é primordial, desde o desenvolvimento da questão motriz ou a escolha da forma de pesquisa, até as decisões sobre como apresentar o resultado final, passando pelas decisões de como abordar o tema e produzir artefatos que contribuem para sua aprendizagem.

Os projetos de ABP são de longo prazo e promovem tanto o trabalho em equipe como individual durante este período. A atuação do professor como orientador durante esse processo é fundamental – principalmente diante do universo de informações que temos disponíveis hoje. Os alunos precisam ter acesso a materiais de pesquisa online e off-line, e, frequentemente, fazem atividades fora do ambiente escolar, como entrevistas ou pesquisas de campo.

A avaliação pode ser feita através de rubricas, análise dos artefatos, resultados de exercícios ou mesmo autoavaliação e avaliação entre pares.

Esta metodologia possibilita ao aluno vivenciar experiências que permitem a aplicação de conceitos e habilidades que são importantes para o seu desenvolvimento integral!

Referências bibliográficas: BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

Preencha o formulário e fale com nossos especialistas

×
× Mapa do site

Home

  • Atuação
  • Cases
  • Learning Partner
  • Biblioteca
  • Fale Conosco
  • Política de privacidade
  • Termos e condições de uso
Sincroniza Educação Sincroniza Educação
  • Atuação
  • Cases
  • Learning Partner
  • Biblioteca
  • Mapa do site

Vem com a gente!

Estamos à disposição para
atender suas demandas.

Acompanhe-nos

  • Facebook
  • instagram
  • twitter
  • linkedin

[email protected]

Rua Diana, 592, conjunto 72 - Perdizes, São Paulo/SP
(11) 2579-6355
(11) 97650-6323 (Whatsapp)

2021 Sincroniza .Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento FIB | Fábrica de Ideias Brasileiras
Voltar ao topo Voltar
ao topo

Meus dados pessoais

Quer falar conosco a respeito dos seus dados pessoais?
Acesse o nosso canal para sanar suas dúvidas e/ou fazer uma solicitação.

Canal de atendimento ao titular
Política de privacidade Termos e condições de uso